Saber como alisar o cabelo cacheado é uma dúvida muito comum entre pessoas que têm esse tipo de fio. Afinal, sempre bate aquele medo de alisar e depois o cabelo não voltar mais ao normal, não é mesmo?
Porém, já adiantamos que é possível alisar os fios e retomá-lo a sua forma natural. No entanto, é essencial seguir alguns cuidados básicos antes, durante e após o alisamento.
Neste post, vamos explicar como alisar o cabelo cacheado e quais cuidados você deve ter para fazer isso com segurança e manter a saúde dos fios em dia. Vamos lá?
Afinal, como alisar o cabelo cacheado com segurança?
Cacheada, de vez em quando bate aquela vontade de ver o seu cabelo liso, mas você tem medo de perder a definição dos cachos? Não se preocupe, pois é possível alisar o fio sem danificá–los.
Mas não é para simplesmente pegar a prancha e alisar o cabelo. É preciso ter os cuidados antes, durante e depois desse processo. A seguir, temos algumas dicas que podem te ajudar!
Comece com uma boa lavagem: cabelo limpo é essencial

Fonte: Freepik
Sabemos que o creme de pentear e os óleos são essenciais na rotina de uma cacheada. Porém, quando você usa fontes de calor com o cabelo sujo, vai ter aquela sensação de “fritar” o fio.
O cabeleireiro Nando Ardessore, do salão L’Officiel III, em entrevista para o site “Minhavida”, alerta que “A oleosidade da raiz se espalha por todo o comprimento, deixando os fios grudados.”
Portanto, antes de fazer o alisamento lave os fios utilizando os produtos adequados para o seu tipo de cabelo. Ah, e nada querer retocar o fio amassado. Nesse caso, o ideal é lavar o cabelo e alisar novamente.
Hidrate os fios antes de usar fontes de calor
Se você quer saber como alisar o cabelo cacheado sem deixar os fios ressecados, a resposta é: hidratação! Portanto, siga um cronograma capilar e faça uma hidratação alguns dias antes de usar a prancha ou secador de cabelo. Desse modo, o cabelo estará mais resistente e preparado para o calor.
Nunca esqueça do protetor térmico
O uso do protetor térmico é indispensável para alisar os fios. Conforme artigo publicado no portal The Conversation por Daniel Eldridge, professor sênior de Química da Universidade de Tecnologia de Swinburne: “O protetor de cabelo retarda a penetração do calor, o que faz com que menos calor atinja os fios. (…) Isso ajuda a prevenir a perda de umidade e danos tanto à cutícula (camada protetora das células da superfície) quanto à estrutura proteica do córtex capilar.”
Seque bem os fios antes da prancha ou escova

Fonte: Freepik
Cabelo molhado e ferramentas quentes não combinam. A tricologista Sheila Bellotti, em entrevista para L’Oréal Paris, explica que: “Os cabelos ficam mais frágeis quando estão molhados ou úmidos e acrescentar uma agressão com alta temperatura aos fios, é como fritá-los. Acelera a perda de água e, consequentemente, a desidratação.”
Portanto, se você vai usar alguma fonte de calor, seque o cabelo completamente. Pode tirar o excesso de água com uma toalha, esperar os fios secar naturalmente ou usar um secador. Mas sem esquecer o protetor térmico antes!
Use as ferramentas certas para alisar sem danificar
De nada adianta saber como alisar o cabelo cacheado se você não utilizar as ferramentas adequadas para isso.
A prancha Modeladora Waver & Brush Keration Bivolt da GA.MA, por exemplo, conta com a tecnologia Micro Glitt, que protege a queratina natural dos fios, proporcionando um cabelo brilhante e saudável por mais tempo.
Trabalhe com mechas finas
Um dos segredos de como alisar o cabelo cacheado sem perder a definição é trabalhar com mechas finas e alisá-las com calma. Em entrevista para o site “Minhavida”, a hair stylist Aline explica que: “O ideal é separar uma mecha da largura de um dedo e aplicar a chapinha em uma de cada vez.“
Finalize com um óleo leve ou sérum
Após alisar o cabelo cacheado, finalize com um óleo capilar ou sérum leve para tirar o frizz e dar mais brilho. Só tome cuidado para não exagerar e deixar o cabelo com aspecto pesado.
Como manter a definição dos cachos após o alisamento?

Fonte: Freepik
Após saber como alisar o cabelo cacheado, vem a dúvida: e agora, será que os cachos voltam? Com os cuidados certos, sim! Dá uma olhada nas dicas abaixo para garantir a definição mesmo depois do liso temporário.
Use as ferramentas em temperatura adequada
Quem é cacheada não precisa deixar de alisar o cabelo, mas sim, tomar alguns cuidados para evitar danos aos fios.
De acordo com o artigo Curl Reversion and Damage: The Effect of Different Temperature Treatments on Hair, publicado no Journal of Cosmetology & Trichology, ao utilizar um modelador até 185 °C, o padrão de ondulação natural do cabelo cacheado não é afetado.
Já em temperaturas mais altas, como 220 °C, os fios apresentam dificuldade de retornar à sua forma original, com maior propensão à quebra e perda de definição devido a danos estruturais na fibra capilar.
Portanto, isso reforça a importância de escolher ferramentas com o controle de temperatura que ajudam a preservar a saúde capilar e a forma dos cachos mesmo após o alisamento temporário.
Faça pausas entre os alisamentos
Outro ponto importante para não perder a definição é deixar o cabelo respirar. O intervalo entre os alisamentos é essencial para que os fios não percam a sua forma natural.
Invista em tratamentos com foco em nutrição e hidratação
Após usar fontes de calor, o cabelo pode ficar mais seco. Então, não deixe de tratar! Para isso, use máscaras nutritivas e hidratantes na sua rotina para recuperar os fios e deixá-los mais definidos.
Com a GA.MA, alisar o cabelo cacheado é mais seguro, simples e eficaz!
Agora que você já sabe como alisar o cabelo cacheado com cuidado e sem abrir mão da definição, fica mais fácil curtir o visual liso quando quiser. E com as ferramentas certas, tudo isso fica ainda mais prático.
A GA.MA possui pranchas, escovas e secadores com tecnologias que ajudam a preservar a estrutura dos cachos mesmo após o alisamento. Quer saber como alisar o cabelo cacheado? Então, acesse o site da GA.MA e escolha a ferramenta ideal para você!