Cabelo quebrado? Conheça 5 hábitos que podem ser os vilões!

Você já se perguntou o que causa o cabelo quebrado? Infelizmente, esse é um problema que muitas pessoas enfrentam no dia a dia, mas nem sempre sabem qual a causa.

Às vezes, ele aparece de forma discreta, com pontas mais finas ou fios espalhados pela roupa. Em outras, fica mais visível, com a textura do cabelo comprometida e dificuldade para mantê-lo no lugar. Mas o fato é que isso pode ser muito incômodo.

E o que muita gente não imagina é que alguns hábitos simples podem ser a grande causa do cabelo quebrado. Por isso, no post de hoje, vamos explicar quais atitudes podem estar prejudicando a saúde dos seus fios sem que você perceba e como identificá-los. Vamos lá?

O que é cabelo quebrado e como identificar?

O cabelo quebrado é aquele que apresenta uma ruptura na haste do fio. Diferente da queda capilar, que acontece na raiz, a quebra está relacionada a danos na estrutura do fio.

Segundo a especialista em tricologia e docente da Associação Brasileira de Tricologia (ABT), Viviane Coutinho, em entrevista ao site Terra, ela explica que “o fio quebrado nasceu por completo e sofreu algum trauma.” Além disso, o cabelo quebrado possui as seguintes características:

  • Mais grosso que os demais fios;
  • Pontas duplas;
  • Excesso de frizz;
  • Dificuldade para manter o cabelo alinhado;
  • Fios mais curtos que os outros.

5 atitudes que deixam seu cabelo quebrado

Descoloração, tração e excesso de químicas farão com que esse fio se rompa, em alguns casos, acontecendo o que chamamos de ‘corte químico’”, destaca Vanessa Coutinho ao site Terra.

Além disso, existem outros hábitos praticados no dia a dia que podem enfraquecer a fibra capilar e causar a quebra dos fios. A seguir, confira os mais comuns e saiba como evitá-los.

1. Lavar o cabelo com água muito quente

Em dias mais frios, é comum tomar banho na água mais quente. Porém, a alta temperatura influencia na saúde capilar, causando um aumento da produção de sebo e deixando o cabelo mais oleoso e quebradiço. Sendo assim, o ideal é lavar os fios na água morna ou gelada.

2. Usar fontes de calor sem proteção térmica

Fonte: Freepik

Algumas pessoas acreditam que o secador de cabelo, a prancha e o modelador de cachos podem ser os principais causadores de um cabelo quebrado e opaco. Porém, eles por si só não prejudicam os fios, mas sim, como são utilizados.

Um estudo publicado na Journal of Cosmetic Science mostrou que o uso de protetores térmicos com polímeros específicos reduz significativamente os danos causados pela prancha de cabelo. Isso porque ele cria uma camada protetora que ajuda a preservar a queratina dos fios mesmo com exposição ao calor.

Além do protetor térmico, vale investir em ferramentas que respeitam a estrutura do fio. A Prancha Elegance Led Keration Pro, por exemplo, tem controle de temperatura e conta com a tecnologia Micro Glitt que protege a queratina natural dos fios.

3. Prender o cabelo com muita força

Usar elásticos apertados ou prender o cabelo molhado pode forçar os fios e levar à quebra. Sendo assim, opte por acessórios que causem menos atritos e sejam mais leves, como o cetim, por exemplo.

A cabeleireira do Studio W Iguatemi, Débora Melo, em entrevista para o site ‘All things Hair’, explica que: “O primeiro sinal de que [o cabelo] está preso em excesso são os olhos repuxados. A dor de cabeça também é um sinal mais que evidente de que os fios estão presos com muita força.” Portanto, o ideal é dar, no máximo, 3 voltas com o elástico.

4. Pular etapas do cronograma capilar

Existem muitos motivos por trás de um cabelo quebrado e, algumas vezes, ele pode estar relacionado a questões alimentares, fator genético, excesso de tratamentos químicos ou a falta de nutrientes. Sendo assim, é essencial procurar a ajuda de um profissional da saúde.

Porém, se estiver tudo certo com a sua saúde, você pode adotar uma rotina de cronograma capilar para auxiliar no tratamento dos fios quebradiços, pois ele ajuda a repor a água, os nutrientes e a proteína dos fios.

E para ter resultados ainda melhores é essencial utilizar as ferramentas adequadas como a Escova Secadora GA.MA Marula, por exemplo. Ela conta como óleo essencial de Marula que proporciona restauração profunda, deixando o cabelo macio e nutrido.

5. Desembaraçar o cabelo com força

Fonte: Freepik

Pentear o cabelo com pressa ou sem os devidos cuidados é outro hábito que pode estar contribuindo para um cabelo quebrado e até mesmo machucar o seu couro cabeludo.

A maneira ideal de evitar danos aos fios é usar pentes ou escovas com dentes largos e começar a desembaraçar os fios pelas pontas com movimentos delicados e em seguida ir subindo aos poucos até chegar na raíz.

Cuide do cabelo quebrado com as soluções certas da GA.MA!

Como vimos ao longo deste post, cuidar do cabelo quebrado exige atenção e mudanças de hábitos no dia a dia. Além disso, você pode usar ferramentas que ajudam a proteger o cabelo e deixá-los mais saudáveis.

Por isso, a GA.MA desenvolve secadores, pranchas e escovas com tecnologias que facilitam o seu dia a dia e ajudam a manter os fios saudáveis e mais resistentes à quebra.

Agora que você já sabe tudo sobre cabelo quebrado, que tal conferir mais dicas sobre cuidados capilares? Então, acesse o blog da GA.MA e fique por dentro das nossas novidades!

Tags:

Acesse nossas promoções exclusivas

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos materiais diretamente por e-mail.

Categorias

Leia mais

Escova secadora ou rotativa: qual funciona melhor no seu fio?

Escova secadora ou rotativa: qual funciona melhor no seu fio?

Escova secadora ou rotativa? Essa é uma dúvida muito comum na hora de escolher a ferramenta que melhor se adapta

Cabelo com caspa? Dicas práticas para tratar com GA.MA Italy!

Cabelo com caspa? Dicas práticas para tratar com GA.MA Italy!

Cabelo com caspa é uma preocupação comum que afeta a aparência e a saúde do couro cabeludo. Muita gente acredita

Penteados para festival: 5 ideias fáceis e criativas para criar o seu!

Penteados para festival: 5 ideias fáceis e criativas para criar o seu!

Os penteados para festival são a melhor desculpa para sair do básico e testar algo novo e criativo no visual.