Cabelos cacheados com fios incríveis? Sim, é possível e sabemos da importância de manter uma rotina de cuidados para exibirmos fios saudáveis e exuberantes.
Cabelos cacheados ou crespos não exigem mais cuidados do que cabelos lisos, mas exige constância e cuidados específicos, e para desmistificar esse processo, resolvemos listar tudo o que você precisa saber sobre a rotina com cabelos cacheados.
Vamos lá?
Antes de tudo, você precisa identificar o seu tipo de cacho, conforme tabela abaixo:
Tipo 3 (cacheado)
3A - Grandes cachos: em formato de espiral com cachos abertos e bem espaçados.
3B – Espiral marcado: tem cachos bem definidos, menores e que começam bem perto da raiz.
3C – Cachos e mais cachos: com cachinhos pequenos que se estendem da raiz às pontas dos cabelos.
Tipo 4 (crespo)
4A - Enroladíssimo e com cachos definidos, mas minúsculos.
4B – São tantos cachos e eles são tão pequenos, que mal conseguem ter definição.
4C – São bem crespos, os fios têm forma de zig-zag desde a raiz até as pontas, o que faz com que cresçam para cima.
Depois de identificar, fica mais fácil acertar nos produtos e na rotina.
Pré-lavagem e lavagem
Sim, os cuidados devem iniciar antes mesmo de entrar no chuveiro. Para garantir um cabelo mais saudável e com a oleosidade original preservada, crie o hábito de usar um óleo ou sérum nos fios até uma hora antes do banho.
Para a lavagem, busque usar produtos compatíveis ao seu tipo de cabelo e lave o cabelo, no máximo, duas vezes por semana. Como os cabelos crespos e cacheados têm maior tendência ao ressecamento, quanto mais lavar, mais frágeis eles podem ficar.
Secar e desembaraçar
Procure desembaraçar o cabelo ainda molhado e opte por pentes de madeira, o que ajuda (e muito!) a eliminar o frizz.
Para secar, evite esfregar a toalha nos fios, essa ação colabora para cabelos mais ressecados! Opte por usar toalha de microfibra ou camiseta de algodão.
Se for adepta ao secador, tire o excesso de água e para finalizar use o difusor, o acessório distribui o ar e retira a umidade sem desmanchar os cachos e/ou, use a touca de cetim para finalizar o cabelo.
Além disso, não dispense o protetor térmico, que protege os fios do calor.
Fitagem e cronograma capilar
A fitagem é um tipo de finalização muito usado para dar definição aos cachos, e de quebra, potencializa a hidratação dos fios, já que é feita com creme.
Cronograma capilar é o processo de tratamento responsável por devolver os nutrientes e proteínas que o cabelo crespo perde naturalmente ou com procedimentos químicos. Consiste em três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução, sendo:
- Hidratação: repor a umidade necessária para devolver a maciez aos fios.
- Nutrição: oferecer lipídeos (gordura) para deixar o cabelo brilhoso e alinhado.
- Reconstrução: repor a massa capilar e fortalecer a fibra.
O cronograma capilar deve durar, no mínimo, um mês. Com os fios já bem recuperados e saudáveis, você pode espaçar os tratamentos, fazendo-os duas vezes por semana, mas sempre respeitando o princípio dos três pilares: hidratação, nutrição e reconstrução, nessa ordem de importância.
Tipos de finalizações
As possibilidades são infinitas quando falamos de finalizações em cabelos cacheados ou crespos. Podendo ser usados gel ou mousses para aquela finalização rápida, um ativador de cachos para maior definição, óleo finalizador, que servirá para, além de finalizar, hidratar.
Você pode apostar na técnica buntu, que nada mais é do que, com os cabelos limpos, aplique o protetor térmico e seque os fios. Separe-os por mechas, aplique creme e enrole até formar pequenos coques com todo o cabelo. Após algumas horas, solte cuidadosamente e você terá cachos definidos e sem frizz.
Todos esses cuidados devem ser incluídos na rotina, mas não esqueça, a saúde dos fios é refletida na forma como você cuida da sua saúde por inteiro. Por isso, mantenha uma dieta equilibrada, beba água e faça check-ups regularmente.
Tem alguma dica que não mencionamos aqui? Conte para a gente!
Até breve,
Equipe GA.MA Italy