Receber o diagnóstico positivo para câncer é uma montanha russa de emoções e preocupações. E a necessidade de fazer o tratamento da quimioterapia, eleva a preocupação com a possibilidade de queda de cabelos e, por isso, separamos dicas de cuidados para esse período.
A perda de cabelo (alopecia), que pode ocorrer em todo o corpo, incluindo a cabeça, rosto, braços, pernas, axilas e região pubiana. Sendo o cabelo o que normalmente mais incomoda, pois é visível. Ele pode cair de uma vez só, ou gradativamente. A perda do cabelo, muitas vezes, é uma experiência um tanto desafiadora. Afeta tanto psicologicamente, como emocionalmente.
Não existe um tratamento ou cosmético que impeça a queda, é importante aprender a lidar com a situação ou buscar alternativas de passar por esse processo com acolhimento e acompanhamento psicológico, é uma fase e assim que o tratamento quimioterápico acabar, os fios voltam a crescer.
Dicas de cuidados:
Escolha um shampoo suave
Utilize toalha macia para secar, com movimentos suaves sem esfregar.
Utilize uma escova de cabelo macia para arrumar o cabelo remanescente.
Use protetor solar no couro cabeludo quando estiver ao ar livre.
Cubra a cabeça durante os meses mais frios para evitar perda de calor do corpo.
Evite secar o cabelo com altas temperaturas.
Evite o uso de produtos químicos, principalmente os que tem na sua composição amônia.
Evite fazer permanente.
Utilize fronhas com tecidos macios
Durante o processo, você pode usar perucas e apliques.
Brinque com essa possibilidade, você pode ser uma mulher diferente a cada dia.
Depois da queda, é normal que o couro cabeludo fique mais sensível, por isso, evite sprays, bobbies e presilhas. Locais com temperaturas extremas (muito alta ou muito baixa), aposte em fronhas de cetim para evitar o atrito e sempre proteja o couro cabeludo com lenços, turbantes e chapéus.
O cabelo volta a crescer depois de 2 a 3 meses do término do tratamento, sendo que pode levar até 12 meses para o crescimento total. A textura e cor podem sofrer alteração nesse período.
O cabelo ainda está muito frágil nesse início, por isso, algumas dicas são fundamentais para tornar esse processo mais fácil, como:
Procure lavar o cabelo apenas duas vezes por semana, sempre massageando o couro cabeludo para remover a pele seca.
Limite a quantidade de escovações, o uso de grampos e a secagem com altas temperaturas. O novo cabelo, inicialmente, será muito mais fino e mais propenso à quebra do que o cabelo original.
Evite qualquer tipo de química nessa fase. Espere o cabelo crescer na sua totalidade.
Bata sempre um papo com o seu cabeleireiro de confiança, ele conseguirá avaliar melhor a saúde dos fios e quando será possível fazer alguma mudança.
E nunca é demais!
Lembre-se de visitar o ginecologista regularmente, fazer os exames necessários periodicamente, fazer o autoexame sempre que lembrar e qualquer alteração, não deixe de procurar ajuda médica.
O câncer de mama descoberto no início tem grandes chances de ser curado.
Lembre-se, a beleza da mulher vai muito além do cabelo! Ela está no autocuidado, na força e no amor pela vida.
Até breve,
Equipe GA.MA